MISSÃO HUMANITÁRIA

Força Aérea Brasileira atua em apoio aos atingidos pela enchente no RS

Ações envolvem resgates de moradores isolados, transporte de insumos e atendimentos de saúde
Publicada em: 11/09/2023 13:12
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Marize Torres
Edição: Cap Emília

Mais de 790 militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira atuam em municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes na região do Vale do Taquari. A Operação Conjunta das Forças Armadas estende-se também à região Sul e à fronteira Oeste do Estado, onde as chuvas provocaram cheias dos rios e deixaram desabrigados.

Na noite de sábado (09/09), foram transportados em um KC-390 Millennium da FAB, do Rio de Janeiro até a Base Aérea de Canoas (BACO), materiais para montagem de um Hospital de Campanha (HCAMP) para atendimentos às vítimas das enchentes. Da BACO, o material foi transportado pelo Exército Brasileiro com destino à cidade de Roca Sales.

Por meio de helicópteros, a FAB também transportou itens de primeira necessidade a comunidades isoladas. Ao todo, já foram transportadas a locais de difícil acesso cerca de 2,5 toneladas de água potável e 1,5 toneladas de cestas básicas, além de kits de higiene e material de limpeza.

Resgates

Desde a tarde de terça-feira (05/09), a Força Aérea Brasileira resgatou mais de 30 pessoas que estavam isoladas. As operações de resgate foram realizadas com o helicóptero H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) - Esquadrão Pantera.

A equipe, composta por dois pilotos, dois tripulantes e três militares de Busca e Salvamento (SAR), atuou também durante a noite e a madrugada. “É uma missão desafiadora porque os pontos de exfiltração das vítimas são bem instáveis, além de não conseguirmos mensurar o dano que a água causou às casas e às pessoas. Entretanto, é uma honra participar desses resgates, colocando em prática  aquilo que treinamos, que é salvar vidas, por mais difícil que seja o cenário. Trazer alguém, a bordo do helicóptero, que perdeu tudo o que tinha é muito triste. Mesmo assim, temos que focar nas vidas salvas e na missão que continua”, expressou um dos pilotos da aeronave H-60L Black Hawk, Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves.

Atuação da FAB no resgate de vítimas de enchentes no Brasil

Em sua missão de defender, controlar e integrar o território brasileiro, a FAB já atuou em diversas operações de ajuda humanitária. Entre elas, estão resgates de pessoas afligidas por enchentes em diversas regiões do Brasil. Exemplos são as enchentes que atingiram o estado de Santa Catarina, em 2008, quando a Força Aérea resgatou mais de 1.800 pessoas, e na Bahia, em 2021, quando a Instituição prestou apoio às cidades castigadas pela chuva, realizando transportes das vítimas, além de mantimentos, entre outras ações.

Confira no infográfico o balanço da atuação das Forças Armadas na região até o dia 10/09:

 

 

 

 

Fotos: Tenente Josué / 5º/8º GAV, Sargento Luiz Fernando / BACO e Sargento Muller Marin / CECOMSAER

Infográfico: Subdivisão de Publicidade e Propaganda / CECOMSAER

imagens/original/46206/01.jpg
imagens/original/46206/02.jpg
imagens/original/46206/03.jpg
imagens/original/46206/04.jpg
imagens/original/46206/2.jpg
imagens/original/46206/cargaenchenteRS.jpeg
imagens/original/46206/kc390enchenteRS2.jpeg
imagens/original/46206/RS1.jpeg
imagens/original/46206/RS3.jpeg